O que o mercado de luxo procura no Paisagismo? – Vertigarden

O que o mercado de luxo procura no Paisagismo?

12/04/2021

Autor: André Lacava Bailone , é Engenheiro Agrônomo e CEO da Vertigarden

Projetos exclusivos e personalizados, assinados por profissionais altamente qualificados e com ampla bagagem botânica, cultural e estética, conferem somente uma parte da demanda que o mercado de luxo requer dentro do Paisagismo.

Sabemos que o paisagismo não é a simples distribuição aleatória de plantas ou vasos pelos espaços que “sobram” após a concepção do projeto da casa ou edificação. Ele envolve conceitos que extrapolam os conhecimentos arquitetônicos e agrários, trazendo uma nova forma de viver e de se organizar no espaço.

Por isso, o profissional paisagista deve oferecer inicialmente uma paleta botânica diversificada aliada a muito bom gosto, sofisticação e requinte, pois esses serão necessários também para a escolha dos pisos, revestimentos, mobiliários e demais peças que se encaixarão ao quebra-cabeças que é, o projeto paisagístico a ser desenvolvido.

Atualmente, frente as amarras da pandemia que nos força a viver um tal “novo normal” dentro de casa, a demanda pela contratação de projetos paisagísticos vem aumentando cada vez mais, pois o contato com as plantas e com os elementos que nos remetem a natureza dentro da chamada biofilia trazem conforto, acalmam e funcionam muitas vezes como uma terapia de bem-estar.


Portanto, podemos dizer que o que o mercado de luxo realmente procura dentro do paisagismo é, ainda antes dos esboços estéticos e da organização dos espaços que é conferido através da elaboração de um lindo projeto, por um profissional de gabarito, a procura do bem estar e um maior contato com a natureza, que vai permitir que o morador possa se reinventar, seja tomando um café em frente as suas plantas, seja praticando yoga em uma “matinha” somente sua, seja contemplando o seu lago repleto de peixes e plantas aquáticas enquanto faz o seu “call” daquela reunião “home-office”.

E para aqueles que não possuem casa grandes para ter jardins espaços e lagos, para aqueles que possuem um apartamento com varanda ou uma pequena casa, charmosa porém sem muito espaço, os jardins convencionais e os lagos podem ser substituídos por um lindo jardim vertical com uma fonte de água bem gostosa, projetando aquele barulhinho relaxante e calmo para essa era tão turbulenta.

Quer ser avisado quando sair conteúdo novo?
Se inscreva na nossa Newsletter

Form Contato