Esqueça os jardins verticais amadores! Profissionalize sua empresa e trabalhe com sistemas hidropônicos. – Vertigarden

Esqueça os jardins verticais amadores! Profissionalize sua empresa e trabalhe com sistemas hidropônicos.

05/03/2021

Autor: André Lacava Bailone, é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e CEO na Vertigarden

Os revestimentos vegetais verticais surgiram nos idos de 1989 com o botânico francês, Patrick Blanc, considerado o Pai dos jardins verticais tais como conhecemos hoje.

O Conceito purista de parede verde, remete a uma estrutura formada por um conjunto de mantas sintéticas, atóxicas, imputrescíveis e retentoras de água, onde são acoplados em uma outra estrutura rígida e impermeável, que é então fixado na parede da edificação.

As espécies vegetais são então plantadas nessas mantas, que por sua vez fazem o papel de uma fina camada de solo como vemos acontecer na natureza. Estas por sua vez, lançam suas raízes e absorvem os nutrientes disponíveis nessa manta encharcada de água nutrida com fertilizante, num sistema conhecido por fertirrigação.

Essas estruturas devem ser superleves pesando no máximo 40Kg/m2 quando já saturadas de água e plantas adultas, e devido a essa característica, se torna o tipo de sistema ideal para se revestir fachadas de edificações e paredes sem sobrecarregar a construção.

Outro fator importante é que por ser constituído de mantas hidropônicas as raízes conseguem se lançar em todas as direções, permitindo o desenvolvimento constante de raízes novas (radicelas) que são as responsáveis pela absorção de nutrientes. Portanto, toda vez que o jardim for regado de forma automatizada ele também será adubado de maneira que as plantas obtenham as quantidades ideais para que assim estejam sempre saudáveis.

Tal fator não acorre em sistemas como vasos de meia cuia ou sistemas confinados como os de jardineiras ou blocos cerâmicos, onde as raízes ficam velhas, enoveladas e não conseguem mais consumir a água adubada disponível. 

A Vertigarden foi além e transformou o sistema purista de feltros, industrializando as placas hidropônicas de forma modular facilitando a vida do profissional e permitindo que este possa despender seu precioso tempo em outras frentes de sua empresa.

Venha conosco e faça parte deste ecossistema de oportunidades.

Venha trabalhar com o verdadeiro sistema de jardins verticais purista. Conheça a UNIVERSIDADE VERTIGARDEN.

 

 

 

 

 

 

Quer ser avisado quando sair conteúdo novo?
Se inscreva na nossa Newsletter

Form Contato