6 dicas para uma manutenção simples e eficiente

28/07/2020

Seja um jardim convencional, no chão, ou um jardim vertical, ambos os projetos irão exigir manutenção e cuidados especiais para que possam se manter bonitos e saudáveis. Nessa matéria, preparamos algumas dicas simples e práticas para você manter seu jardim sempre lindo. Confira!

Quando o grafismo vegetal do jardim vertical é feito de forma mais orgânica, com uma miscelânea de plantas, as manutenções se tornam mais espaçadas do que em um projeto onde há desenhos bem definidos e cores contrastantes. Acontece o mesmo em jardins convencionais, como por exemplo, um jardim inglês, em que a prioridade é manter a planta em sua forma mais natural possível demandando menos manutenções do que um jardim no estilo francês por exemplo, em que valoriza topiaria e grandes gramados. E com essa pequena explicação sobre os diferentes estilos de jardins, vamos as dicas.

1- Se você quer reduzir manutenções, o ideal é investir em projetos com estilo mais orgânico, que formem uma miscelânea verde;

2- Fique sempre atento as folhas das suas plantas! Pragas costumam atacar de forma irregular, já doenças tendem a atuar de forma mais homogênea na região afetada;

3- Retire regularmente folhas velhas, pois além de deixar mais espaço para que folhas novas se desenvolvam, a estética do jardim ficará muito melhor;
4- Se você notar uma tonalidade diferente em suas folhas, pode ser um sintoma de deficiência nutricional, e você precisará aplicar adubo indicado para a espécie. E para facilitar e trazer uma solução ideal, a Vertigarden criou um trio de adubos super potentes, que são divididos em: Primavera/Verão (macronutrientes), Outono/Inverno (macronutrientes) e Complemento (micronutrientes). Quer saber mais sobre os adubos? Acesse o link ____________.
5- A Vertigarden trabalha com Jardins Verticais Hidropônicos, que não necessita de substrato e sua planta pode crescer livremente. Porém, se seu cultivo é em vaso, é aconselhável fazer o acompanhamento do crescimento da planta, pois em algum momento, ocorrerá o enovelamento das raízes, ou também pode acontecer da planta ficar muito grande para o vaso.

Plantas que foram retiradas de vasos e estão com as raízes enoveladas

6- Em épocas muito secas, é comum notarmos maior acúmulo de poeira sob as folhas das plantas, e por isso, devemos lembrar de lavar as folhas com água, delicadamente, com a ajuda de um borrifador ou mangueira. Você também pode fazer a aplicação de óleo mineral para lavar as folhas, mas é importante ressaltar que nenhum desses procedimentos deve ser realizado nas horas mais quentes do dia, pois poderá queimar as folhas das plantas! Os horários ideais são no início da manhã ou no final da tarde, se a temperatura estiver mais amena.
Essas dicas são super simples e você poderá aplicar no jardim da sua casa, sem necessitar de muitos materiais ou experiência! Na próxima semana teremos mais conteúdo e nós esperamos vocês!
Se você gostou desse conteúdo e te ajudou, pode salvá-lo na opção que tem no título da matéria!

Quer ser avisado quando sair conteúdo novo?
Se inscreva na nossa Newsletter

Form Contato